Arte Suave

Tenho certeza que você está se perguntando, como o jiu jitsu pode ser chamado de arte suave? Descubra então todos os motivos para você experimentar!

imgem

De onde?

Há aproximadamente 2500 anos os monges budistas (povo nômade) tinham a necessidade de se defender dos saques constantes dos outros povos, porém, sem poder utilizar armas (prática proibida para o povo budista). Por causa dessa necessidade, o povo budista através de um estudo de movimentos dos animais e da força da alavanca, permitindo que uma pessoa bem mais fraca derrotasse outro mais forte e mais pesado. Com isso foi criado um sistema de defesa que foi chamado de jiu jitsu.

Jiu Jitsu (japonês) significa , “suavidade”, “brandura”, e jutsu, “arte”, “técnica”, que significa “Arte Suave”. O que o jiu jitsu diferencia das outras lutas/artes é que usa-se a força do seu adversário contra ele através do equilíbrio e alavanca! As técnicas de jiu jitsu possibilitam que um indivíduo menor faça o seu oponente desistir da luta, através das técnicas de chaves sobre as articulações, estrangulamento e pressão. Portanto para os que acharam que o jiu jitsu fosse algo violento, acho que você entendeu um pouquinho da diferença agora, né? É claro que é preciso conhecer, aprender, se dedicar muito para entender melhor, mas o conceito é simples e quem não tem vontade de aprender algo que pode te ajudar em diversas situações tanto em situações mais adversas como nos treinos do dia-a-dia.

Como na maioria das vezes, ainda há um grande preconceito em relação a nós mulheres. As pessoas que são desinformadas que falam por aparências (nunca nem experimentou para falar mal), dizem que não é uma luta feminina, tem a mente maliciosa ou inventam qualquer outro tipo de preconceito. Pra quem não sabe, diversas pesquisas comprovam que mulher nenhuma perde sua feminilidade e muito menos é prejudicial ao corpo, muito pelo contrário as práticas de lutas ajudam a desenvolver o corpo e a mente assim como muitos outros esportes. Além de aumentar autoestima, melhorar a saúde, flexibilidade e ser ótimo para defesa pessoal!!!!

Em um dos treinos que eu fiz, uma vez, um dos meus professores/mestres falou algo que faz todo o sentido e que todos deveriam saber. Naturalmente as mulheres costumam ser mais flexíveis, mais disciplinadas, mais delicadas e tem um “ego” diferente comparado aos homens, que são mais brutos, mais fortes e etc. O que acontece em um treino misto é que um aprende com o outro, pois como eu disse anteriormente, o jiu jitsu não é apenas força, é mente, é técnica. Quando o homem treina com mulher, ele costuma ter mais cuidado, e aprende a controlar sua força e isso ajuda muito para quem realmente se dedica e entende que um verdadeiro lutador deve saber lidar com vários tipos de situação. (No campeonato, por exemplo, se o participante não consegue controlar a sua ansiedade e nervosismo, ele com certeza terá problemas).

O jiu jitsu exige muita disciplina e respeito, portanto, não há tanta preocupação em relação a lutar com homem (no nosso caso), da para notar os que serão engraçadinhos, e então é só não treinar com esses #¨&*!! Embora tenha posições um pouco “constrangedoras” você perceberá que é muito mais profissional do que parece e que como já disse, respeito é algo fundamental no jiu jitsu.

IMG_2809555

IMG_2807

Resumindo:

Os benefícios:

  • Aumento da Auto-Estima
  • Segurança e Auto-Controle
  • Concentração
  • Disciplina
  • Coordenação Motora e Equilíbrio
  • Agilidade
  • Auto-confiança
  • Redução de Estresse e Depressão
  • Melhora na aparência (liberação de hormônios produzidos pelo corpo)
  • Resistência física
  • Perda de Peso (queima de calorias e redução de medidas)
  • Flexibilidade
  • Tonificação Muscular
  • Melhora na Circulação e funções Cardíacas e Pulmonares, Colesterol e Diabetes
  • Melhora na qualidade do Sono

Hoje o ta­tame é lugar de mu­lher bo­nita, vai­dosa, se­gura de si e que sabe lutar!!!!

 

IMG_2803

Meu caso com o jiu…

É, foi um caso, um aprendizado, uma paixão e uma sorte de ter aprendido. O pouco que eu aprendi com o jiu jistu é impressionante, pois como eu expliquei, o jiu jitsu te ensina a ser mais confiante, a pensar antes de se jogar e tentar usar somente a força, exige muitas coisas que você leva totalmente para o seu dia-a-dia. Treinei por aproximadamente seis meses na academia Eagle One em Barueri e mais um tempo na equipe do Barão (academia 24 horas), onde aprendi muito e tenho certeza que ainda quero voltar a praticar quando eu puder. Eu me apaixonei pelo jiu jitsu, pois o desafio me motivava, e porque eu aprendi a me defender sem precisar me machucar ou que alguém me machucasse. A liberação de hormônio, assim como outras atividades físicas é muito grande o que faz você se sentir muito bem depois de um treino!

IMG_0418

 

IMG_2546

Coloquei um dos poucos vídeos que tenho gravado de treino. Esse vídeo é antigo e super simples (estávamos aprendendo, haha), mas da pra entender um pouco de como fui aprendendo. Assista!!!

 

Esse é só um trecho 😉

Está estressado (a)? Desequilibrado (a)? Inseguro (a) ou com baixa autoestima? Já pensou em fazer uma aula de jiu jitsu e entender na PRÁTICA porque o jiu jitsu é chamado de arte suave? 

Oss!

2 thoughts on “Arte Suave

  1. Jiu Jitsu é uma paixão sem igual.
    Uma arte marcial igualitária, que não distingue criança, adulto, homem, mulher, pobre, rico. No tatame todos são iguais e depende de seu esforço para se superarem!

    Parabéns pelo post!

    Gostar

Deixe um comentário!